quinta-feira, 21 de maio de 2020

Vendedores Ambulantes e Perigo Laboral: Estudo de Caso da Estação Ferroviária de Dondo, Sofala


Autor: Luís, Hélder Gerónimo

Dr. Danubio Lihahe (Supervisor)

Resumo

O presente projecto de pesquisa é do tipo etnográfico onde procurou analisar as práticas laborais e perigos existentes entre os vendedores ambulantes na Estação Ferroviária de Dondo. No que concerne a metodologia usada nesta pesquisa, como método de abordagem usei o método etnográfico, guiada pela técnica de observação directa e entrevistas semi-estruturadas.

A pesquisa é feita com base em dois pressupostos teóricos, nomeadamente: a cultural e social do risco. Defendida por autores como Douglas (1994), Douglas e Wildavsky (1982), Lihahe (2004), e Granjo (2002) que nos mostram que o risco tem uma dimensão sociocultural e cada sociedade concebe, explica e determina o que é risco e perigo pra si.

Os resultados do presente projecto de pesquisa, permitem perceber que os vendedores ambulantes têm noção dos riscos que podem ocorrer durante as suas actividades económicas naquele local, visto que para aqueles que passam por baixo dos comboios preferem arriscar as suas vidas por vários motivos. Indicando a principal motivação para a prática da mesma a dificuldade económica. A mesma pesquisa, mostra duas categorias de riscos, que são directamente identificáveis e outros não directamente identificáveis mas que existem e estão lá para afectar os vendedores no seu dia-a-dia.

Palavras-chave: Risco; Percepção de risco; Vendedores ambulantes; CFM, Dondo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário