quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Gabriel Muchombe - Convivências e Estratégias de Angariação de Clientes


Título: Convivências e estratégias de angariação de clientes, entre lavadores de carro na Praça de Touros Monumental na Cidade de Maputo

Autor: Muchombe, Gabriel José Porota

Gune, Emídio Vieira Salomone (Supervisor)

Palavras Chave: Convivência, Estratégia e Cliente

Resumo: 

O presente estudo analisa a convivência e estratégias de angariação de clientes entre lavadores de carros na praça de touros monumental. O assunto na literatura é discutido na perspectiva do Marketing de relacionamento, que olha as reformas nas infra-estruturas, mix de produtos e serviços, propaganda, promoções, clima organizacional, convénios, atendimentos, valorização de clientes e comunicação como estratégias para angariar/conquistar e manter clientes. Deste modo, perde de vista a convivência e outras formas de estratégias de angariação ou conquista de clientes. A partir de um estudo etnográfico sobre o quotidiano dos lavadores de carro, percebi que os lavadores de carros convivem em situações de desconfiança, desobidiência e manipulação; os lavadores manuais vão prestar serviços nas oficinas e por sua vez os funcionários das oficinas de car wash vão também prestar serviços nas oficinas onde trabalham, e outras vezes vão lavar carro manualmente, por outro lado os lavadores de carros ridicularizam-se uns aos outros; eles vão nas outras oficinas conquistar cliente e os lavadores das oficinas pagam lavadores manuais para chamar clientes. Nesse cenário de competitividade alguns clientes fazem exercício contrário em relação aos lavadores de carros, eles tendem a ir nas oficinas ou lugar que desejam lavar seu carro mesmo quando os lavadores ridicularizam-se uns aos outros na presença deles. Os resultados desta pequisa, permitem diferenciar dos estudos efectuados na área de Marketing e possibilita a exploração de outras práticas de estratégias de angariação de clientes.

DOWNLOAD / BAIXAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário